O Aluno do curso de Direito da FESP Roberto Strauhs participou do curso “A Força Institucional da Advocacia Pública no Contexto Europeu”, que aconteceu entre os dias 22 e 27 de abril de 2019 na cidade de Santiago de Compostela, na Espanha. O curso foi promovido pela Universidade de Santiago de Compostela – USC e contou com a participação de servidores da procuradoria federal, da fazenda nacional e do banco central, além de outras instituições federais ligadas ao Direito.

A participação de servidores federais foi convocada via edital nacional publicado em setembro de 2018, que segundo o aluno da FESP, “foi muito exigente e concorrido”. O resultado foi divulgado em dezembro daquele ano, que para a felicidade de Roberto, trazia seu nome ocupando a 23ª colocação dentre os aprovados.

Ministrado em língua espanhola, o curso “A Força Institucional da Advocacia Pública no Contexto Europeu” abrangeu as áreas do direito constitucional, direito civil, direito internacional e direito público. Um dos objetivos do curso foi mostrar a advocacia pública na Espanha e a sua relação com o estado social e democrático de direito e como ela (a advocacia pública) pode auxiliar na resolução de conflitos usando meios alternativos, tais como: mediação, arbitragem privada e fiscal, dentre outros meios processuais.

Durante entrevista antes da participação de Strauhs no referido curso, o aluno FESP já mostrava a importância do evento em sua carreira profissional e acadêmica:

“O direito público está intimamente ligado com minha atividade e com a instituição na qual trabalho. No início do curso, o direito público não era meu foco. Mas com o passar do tempo, comecei a perceber a importância desta área do direito para meu desenvolvimento profissional, tanto na instituição quanto no mercado de trabalho”.

Casado, pai de 3 filhas e avô de 5 netos, Roberto tem 66 anos e, além de alunos do curso de Direito, é formado pela FESP em Administração (1984). Sobre sua família, o alunos diz que eles sentem “muito orgulho da minha decisão de começar o curso de direito com 65 anos – me formarei aos 70 anos. Sou considerado como exemplo por familiares, colegas de trabalho e da própria faculdade”.

Sobre sua participação no evento – que também contemplou visitas guiadas pela cidade de La Coruña -, Roberto declarou sua tranquilidade. “Vou participar nesse evento com segurança e tranquilidade. Me sinto preparado pela minha experiência profissional e pelo conhecimento transmitido aqui na FESP pelos professores do curso de Direito. Todos os temas das palestras que encontrarei lá foram, de certa forma, abordados na aulas aqui. Representarei com muito orgulho a FESP!”, finalizou.