Philip Kotler e José Salibi Neto alertam as empresas para se reinventarem e inovarem em um mercado que prioriza a rapidez para uma experiência inigualável do cliente com o produto ou serviço.
Philip Kotler apresenta os pontos de contatos físicos e digitais ao longo da jornada do cliente. Foto: Gabrielle Cordovi/Agência de Comunicação ACCIO.
O evento “Marketing e Estratégia na Era da Inteligência Artificial” trouxe à tona a questão do tempo como o centro dos negócios, no qual a empresa precisa estar atenta às necessidades do cliente e, não, da concorrência. Esta análise foi apresentada pelo José Salibi Neto, renomado pensador de estratégia, inovação, liderança e gestão empresarial, que estuda, há mais de 40 anos, o impacto da tecnologia na transformação da gestão.
A manhã de terça-feira (30/04) contou com a palestra do Philip Kotler, considerado o pai do Marketing moderno. Kotler mostrou um panorama da área no futuro: os compradores poderão selecionar as melhores marcas sem recorrer a publicidade ou vendedores. O sucesso do marketing dependerá principalmente de preços inteligentes, de uma marca forte e da posse de posições dominantes nos canais.
Para a abertura do evento do ano, o presidente do conselho superior da FESP, Rodrigo Loures Rocha, destacou que a história da instituição está conectada com a da capital, esta considerada cidade inteligente, que pensa na inovação, pilar que integra a gestão nova da FESP.
“Vocês [participantes] estão sendo protagonistas da nova FESP, [no qual] a inovação passa a ser um atributo essencial nas organizações. A FESP está localizada em uma capital inteligente, centro de referência mundial em gestão sustentável”, enfatiza em discurso de abertura, momento em que também agradece a todos os apoiadores do evento, como: Copel, Ligga, Sistema Ocepar, Apolar, RPCTV, md Comunicação, Fecomércio, Sebrae e Nutrimental.
O diretor da md Comunicação e coordenador do evento, Rogério Mainardes, agradeceu as empresas paranaenses que ajudaram a viabilizar este evento histórico, que conta com mais de 1.500 participantes conectados via plataforma digital, além dos presentes no auditório da FESP, que leva o nome de Oscar Joseph de Plácido e Silva.
“Deve-se valorizar as empresas e marcas que nos ajudam avançar. E, neste sentido, as empresas são as pessoas”, pontua Mainardes.
Era do empoderamento da satisfação do cliente
O pensador José Salibi Neto mostrou que a mente humana pensa de forma linear em um mundo que se transforma de maneira exponencial. Essa concepção foi idealizada por Peter Diamondis, e sintetiza o impacto direto da tecnologia na ação estratégica de uma marca.
O fundador do HCM destaca alguns pontos fundamentais para ter uma empresa de sucesso, em tempos que o mundo migra da globalização (1980), para a digitalização (compreendido entre os anos 2000 e 2010) e, finalmente, para a Era da não fricção.
Dentre os pontos destacados, estão: o tempo, como centro dos negócios; a rapidez, para propiciar uma experiência inigualável ao cliente; e a compreensão dos pontos de inflexões estratégicos, entendidos como as mudanças extremas (tecnologia, IA, comportamento do cliente e da concorrência).
“As empresas que não redesenharam seus sistemas de gestão estão fadadas ao fracasso. [Por isso], a importância do redesenho organizacional”, diz Salibi Neto. Ele ainda acrescenta: “Não tem como pensar em gestão, sem pensar em tecnologia. Entramos na era do empoderamento da satisfação do cliente. Bem-vindo a era do cliente que nunca está satisfeito. Se a empresa não inova constantemente, ela morre”, enfatiza.
O que está acontecendo com a inovação?
No segundo momento do evento, o pai do marketing moderno entrou em cena para sanar as dúvidas relativas ao Marketing 6.0. O Philip Kotler destacou, durante a apresentação, como as mentalidades de inovadores e profissionais de marketing diferem.
Quando se trata dos inovadores, eles são definidos como mestres das possibilidades; em contrapartida, os profissionais de marketing, são os mestres que mostram valor dos produtos e serviços aos clientes.
Para adentrar a este estágio, ele propõe uma reflexão: “como o marketing pode contribuir em cada etapa do processo de inovação?”. Ao responder este questionamento, Kotler recorda de cada fase do Marketing, no qual a primeira etapa está centrada no produto; para avançar ao momento que se entende o propósito do cliente; e finalmente, alia tudo isso à felicidade humana, em consonância com a natureza.
Nova gestão da FESP se preocupa com os temas emergentes
A professora Edna Luiza Percegona, responsável pela área de Educação Executiva da FESP, compartilhou as impressões que teve do evento promovido pela instituição.
“Estamos estruturando a educação executiva da FESP, justamente, pensando em trazer temas emergentes, mediados por inteligência, que tragam assuntos que sejam de curiosidade, da área de business, da área de negócios, da área do marketing, do empreendedorismo”, analisa a docente.
Ela entende que este momento propicia visibilidade para a FESP, em um momento em que ela precisa se reposicionar como uma instituição de referência no estado do Paraná. “[O evento] Propiciou a vinda de diversas autoridades importantes no cenário empresarial, educacional tanto de Curitiba, quanto do Paraná. O que traz para a FESP uma visibilidade importante neste momento em que a instituição se recoloca em um lugar que merece no Paraná”, finaliza.
A professora Edna Luiza Percegona participa da sessão de autógrafos de José Salibi Neto. Foto de arquivo pessoal.