O auditório da FESP recebeu durante a noite do último dia 27 de março, terça-feira, a primeira edição do Administração em Foco, que convidou Wagner Rodrigo Weber para falar sobre “Mercado de Trabalho para o Profissional da Administração: reflexões sobre os desafios e tendências no contexto Brasileiro”.

Graduado em Administração com especialização em Gestão Estratégica de Pessoas e Mestre em Organizações e Desenvolvimento Econômico, Weber contextualizou a atuação do profissional da Administração, reforçando a importância da necessidade da formação acadêmica. Ao abordar as novas tecnologias emergentes e os impactos sentidos em todas as profissões, o palestrante demonstrou confiança para os desafios do porvir:

“A administração é uma profissão que atua no presente e também atuará no futuro, independente dos avanços tecnológicos que vierem a ocorrer nesse processo. Por quê? Porque continuaremos a necessitar de pessoas liderando mudanças, de pessoas liderando organizações, pessoas tomando decisões e construindo estratégias para nosso país, seja dentro das empresas, dentro dos setores públicos, enfim, nas diversas esferas da sociedade. Pensando nisso, o mercado de trabalho é muito favorável para aqueles que optam por essa profissão”.

Apesar da postura otimista, Weber enfatizou também os “grandes desafios” a ser enfrentados, principalmente quando tratamos da realidade brasileira. Diante da instabilidade atravessada pelo país, o palestrante comparou o país a uma serra sob forte neblina, “onde falar sobre planejamento estratégico é como descer essa serra a 100 km/h”:

“Temos que ter essa percepção que o Brasil é um país com grandes oportunidades, mas também com grandes desafios dentro de sua estrutura econômica, política e social. O principal diferencial e a principal reflexão que temos de fazer é que o profissional da Administração, independente de sua área de conhecimento específico (recursos humanos, finanças, marketing…), deve ter a capacidade de identificar e solucionar problemas de alta complexidade – que não tem a ver com o nível de dificuldade, mas sim com a amplitude das variáveis que devem ser consideradas”.

Depoimento

Ao fim da palestra, Rodrigo Pinto Fonseca, recém formado (2017) no curso de Administração da FESP, ofereceu um depoimento espontâneo sobre sua passagem pelo curso de Administração da FESP. Solicitado para conceder uma entrevista, Rodrigo preferiu enviar um depoimento, que segue abaixo:

Caros formandos e alunos de todos os períodos de Administração,

como aluno da FESP durante 4 anos e formado em Administração, gostaria de compartilhar com vocês algumas experiências que funcionaram muito.

Sempre procurei desde o início do curso uma relação de respeito com os professores, mesmo que a alguns ou a relação aluno professor tenha mudado um pouco, mas mantive esse propósito dentro da sala de aula e nas demais estruturas da nossa “casa”. Assim tive um bom relacionamento na biblioteca, secretaria e, principalmente, com a coordenação do meu curso, representada pelo respeitoso e incentivador ILMO. Profº Edison Luiz Dias, que sempre esteve disposto a me receber e a me ouvir, em todas as situações que precisei de seu apoio. – Não é mesmo professor??

Tive, também, dificuldade com algumas disciplinas e, embora fosse difícil me ver fora das salas – por questões de muitos anos fora de uma sala -, demorei um pouco para engrenar, mas não faltou incentivo da equipe de mestres da FESP. Numa certa ocasião que desisti de fazer a prova regulamentar do calendário por não me sentir preparado, optei por fazer a segunda chamada.  Foi num FIM DE SEMANA inteiro que passei estudando e trocando e-mail´s com um professor, que me deu todo o apoio para juntos alcançarmos o objetivo.

Em outros momentos contei com a ajuda de outros professores, que se dispuseram a conversar na porta da Sala de Professores, pois sempre mostrei que queria estar lá, próximo, junto, para conseguir me formar em 4 anos sem nenhuma DP. E isso foi possível porque na FESP não somos apenas um número de matrícula, somos parte da casa. Por isso é a FUNDAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS DO PARANÁ, com legitimidade e compromisso – basta ter um pouco de vontade pra chegar lá.

Sou grato a toda estrutura dessa magnífica instituição, desde a Dona Ermi, zeladora que mantém os banheiros sempre higienizados, ao nosso magnânimo Professor Diretor Elcio Calegari, que chegou a ir até a sala de aula para comunicar numa fase de transição e aquisição de outros colégios. Na época essa atitude demonstrou respeito e consideração com o maior patrimônio da FESP: nós alunos, futuros profissionais com formação exemplar.

Rodrigo Pinto Fonseca

Administração de Empresas FESP