Inserir-se no mercado de trabalho pode ser um desafio. Marcelo de Abreu e Silva, co-fundador da Employer, traça as competências profissionais de sucesso e o perfil do verdadeiro líder nas empresas 

Vice-presidente da Employer em sala corporativa da FESP, na Semana Acadêmica dos cursos de Gestão

Marcelo de Abreu e Silva ministra palestra sobre “competências profissionais de sucesso” na Semana Acadêmica do curso de Gestão da FESP. Foto por Gabrielle Cordovi / Agência de Comunicação ACCIO.

A área de Gestão da FESP, que abrange os cursos de administração, comércio exterior, ciências contábeis e ciências econômicas, abriu as atividades da Semana Acadêmica da instituição, na noite de segunda-feira (13), com a palestra “Competências Profissionais de Sucesso”, ministrada pelo vice-presidente da startup Employer, Marcelo de Abreu e Silva.

Para incentivar os acadêmicos a construir uma carreira de sucesso, ele compartilhou a definição da verdadeira liderança, alicerçada nas seguintes características: competência, criatividade, coragem, comunicação, confiança, coaching, compasso e cidadania.  

“Presenciei muitos profissionais que eram ótimos, mas que desistiram no meio do caminho. A pessoa é boa, entra em um time que não está performando, desanima e vai para o próximo”, compartilhou.  

Na concepção dele, a vitória de uma pessoa está atrelada à performance de todo um time dentro das organizações. Inclusive, no ponto de vista do vice-presidente, o Ayrton Senna foi um exemplo de liderança, que traçava metas para ter uma alta performance.  

Por fim, o palestrante revelou as diferenças de um líder autoritário para o silencioso. O primeiro é fechado, focado no poder, ouve o próprio ego e impõe planos individuais. Em contrapartida, o segundo pode ser definido como aquele indivíduo que se aproxima da equipe, tem a cabeça aberta para as diferentes opiniões e empodera o time.  

 

Buttercream: Bolos especiais para momentos especiais  

Palestrante em sala corporativa da FESP, conversando com os estudantes

Palestra sobre “Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas”, ministrada pela Giana Coró, idealizadora e fundadora do Ateliê Bloom Gâteau. Foto por Gabrielle Cordovi / Agência de Comunicação ACCIO.

A palestrante Giana Coró, especialista em confeitaria, revelou que o Ateliê Bloom Gâteau tem como propósito proporcionar uma experiência única a cada pessoa, por meio dos bolos personalizados e do Buttercream. Esta é uma técnica utilizada para enfeitar bolos, proporcionando beleza e sabor que agrada ao paladar dos clientes.  

“A confeitaria trabalha com o sentimento das pessoas. O bolo de aniversário, por exemplo, marca um ciclo especial na vida das pessoas. Existe a parte da empresa, mas há o lema do local que se baseia no sentimento e na experiência do cliente”, esclarece a palestrante que também tem formação em Nutrição e Gestão de Empresas.   

Antes de abrir o próprio negócio, um anseio que vinha já na infância de Giana, ela decidiu morar fora do país. Aos 21 anos, Giana foi morar na França, estudando a disciplina de História e Cultura da Alimentação, no Instituto Europeu de História e Cultura da Alimentação. O intuito da dissertação de mestrado da confeiteira era compreender a História e Sobremesa Francesa, sua evolução e seus costumes. 

A bagagem adquirida, a partir de técnicas da confeitaria artesanal francesa, propiciou que o negócio de Giana pudesse alavancar em Curitiba (PR). O que antes seu ambiente de trabalho se reduzia a cozinha de casa, agora o Ateliê Bloom Gâteau ganhava forma.

Ateliê, pois não é uma confeitaria aberta ao público para o consumo das pessoas no local. Só trabalha por encomenda”, esclareceu. Por fim, Giana revelou que o nicho de trabalho dela foge dos bolos cenográficos e caseiros. O estilo da empreendedora vai para a linha personalizada para cada cliente.