No último dia 13 de abril, o auditório FESP recebeu a turma de Comércio Exterior de 2003 e foi o palco da comemoração aos 15 anos de formandos. Além dos ex-alunos, estiveram presentes familiares e professores da FESP.

O evento contou também com a presença do atual diretor acadêmico da FESP, prof. Elco Orlando Calegari, que em sua fala destacou a importância e o orgulho de receber os ex-alunos nessa celebração especial. O evento contou com a coordenação da prof.ª Heiga Engels e de Patricia Wrobel Ferracine, secretária das coordenações.

Homenageada pelos colegas por tornar possível a celebração dos 15 anos de formatura da turma, Aline Troiane Sanches Leite tinha apenas dezoito anos quando entrou na turma. Foi organizando a casa – provavelmente ao olhar uma foto ou caderno – que a ex-aluna se deu conta da data. Aline lembrou que a turma era composta por 75 alunos e que durante 3 anos e meio foi sua representante, fator fundamental para mediar o encontro entre ex-alunos e instituição:

“Eu tenho muito carinho pela faculdade, foi aqui que eu fique 4 anos no curso de Comércio Exterior – além dos outros 6 participando do grupo de Teatro da FESP. Tive muitos aprendizados aqui dentro, amadureci como pessoa. É legal rever os professores que compartilharam o seu conhecimento, rever a instituição, os amigos. Sempre temos muitas trocas aqui”.

Luciano Kanoto também faz parte da turma de Comex FESP 2003 e era um dos presentes na cerimônia. Ele contou que outro fator preponderante para o encontro foi a internet, mais precisamente as redes sociais. “Tudo começou com uma brincadeira na internet, nas redes sociais… o objetivo foi reunir a turma. Surgiu a ideia de não apenas reunir-se, mas de também de voltar aqui na FESP”, disse Luciano.

Indagado se o fato de a celebração também acontecer na FESP significava um carinho pela instituição, o ex-aluno declarou que ” foram quatro anos de dedicação, de sofrimento… (risos) Sempre fica aquele carinho por alguns professores, colegas e pela instituição de maneira geral”.

Cada um dos ex-alunos foi presenteado com o livro de 80 anos da FESP, assim como uma lembrança pela celebração dos 15 anos de formação no curso de Comércio Exterior. As homenagens foram entregue pelas mãos dos professores Athayde Faria Baganha, Elcio Orlando Calegari, Fernando Minouro Ida e João Candido Pereira de Castro Neto.

Confira abaixo as fotos da celebração dos 15 anos de formatura da turma de Comércio Exterior 2003: