Na data de 21/11/2023, foi realizado no auditório da FESP o encontro denominado “Multiaspectos Sociais da Consciência Negra”, com o objetivo de compreender a necessidade de ações que possam colaborar para a superação do “racismo estrutural” nas diversas profissões, e analisar a presença de pessoas de origem étnico-racial (negros) no mundo do trabalho, incluindo áreas como direito, psicologia e gestão.
Os palestrantes Eliane Lúcia da Rosa de Souza, Geovane Alves, Isabela Simões Bueno, e Sergio Antônio demonstraram a relevância, desafios e perspectivas nas diversas áreas do conhecimento, considerando os campos acadêmico e profissional, para uma postura antirracista e afirmativa das pessoas negras.
De forma cativante e com profundidade intelectual, os estudantes foram instigados a pensar nas diversas dimensões que envolvem a questão da consciência negra e na importância de a sociedade se apropriar dessa demanda como pauta legítima para um mundo onde a diversidade, inclusão e o combate à desigualdade possam ser efetivados.
A FESP, ao promover o evento, ratifica seu compromisso com uma formação plena, inclusiva e cidadã. O evento contou com a participação de acadêmicos dos cursos de direito, psicologia, administração, contabilidade, BSI e Comércio exterior da FESPPR, além de estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Amyntas de Barros e Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco de Pinhais, e membros da sociedade paranaense.
A diretoria, professores e funcionários da FESP recebam nosso agradecimento por promover o evento e permitir o enriquecimento intelectual e profissional dessa temática fundamental em nosso mundo. A todos, agradecemos a participação.