Neste dia 15 de novembro de 2021, a FESP celebra seus 84 anos de existência. Fundada em 1937, é reconhecida como a primeira instituição privada de ensino superior no Paraná, pioneirismo que se estende ao curso de Economia, que formou a primeira turma no estado no ano de 1943. Atualmente, a FESP oferta seis cursos de graduação: Administração, Ciência Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Psicologia e Sistemas de Informação.

Cada capítulo dessa história possui um ponto em comum, ponto esse que envolve três elementos indissociáveis para a dinâmica que torna realidade a celebração de mais um ano de existência: a aliança formada entre professores, alunos e colaboradores. São estes três elementos dentro da dinâmica da educação que constroem aquela que, talvez, seja nossa maior característica: ensino de qualidade em um ambiente de portas abertas, de conversas olho no olho – mesmo que através de uma tela, no qual as pessoas se conhecem pelo nome.

Nestes dois últimos anos, devidos às medidas de enfrentamento a pandemia, fomos tolhidos do convívio diário sem mediação, um grande ativo que nos une e nos diferencia das demais instituições. Porém, tomada a decisão acertada pelo modelo de aulas remotas em tempo real, atenuamos os efeitos do distanciamento social necessário, ao mesmo tempo que preservamos a experiência acadêmica da transmissão do conhecimento entre alunos e professores.

O ano de 2022 traz consigo a esperança da retomada das aulas presenciais e, consequentemente, a volta do convívio entre os três principais autores desta história que hoje completa seus 84 anos: professores, alunos e colaboradores. A FESP certamente receberá de “páginas abertas” toda essa gente que aqui escreve a sua e a nossa história.

Parabéns, FESP!