Alunos do curso de Direito da FESP promoveram uma campanha para arrecadar roupas, calçado e itens de higiene pessoal, com a finalidade de atender pessoas em vulnerabilidade que passam pelas audiências de custódia no Tribunal de Justiça do Paraná. A campanha é um iniciativa de alunas e alunos da disciplina “Violência e Segurança Pública: teoria à práxis”, ministrada pela professora Laís Gorski no curso de Direito da FESP.

Segundo a professora da FESP, “a disciplina transversaliza questões de criminologia e seus impactos na sociedade e, em função de um termo de cooperação da FESP com o TJPR, os alunos têm a oportunidade de vivenciar na prática as discussões teóricas em sala de aula, através do acompanhamento das audiências de custódia e atendimentos jurídicos às pessoas custodiadas. Foi a partir dessa aproximação com a realidade do sistema criminal que organizamos uma campanha de doação, no intuito de resgatar a dignidade e promover os direitos humanos da população que é atendida pelos alunos da disciplina”, explicou a prof.ª Laís.

Direcionadas para o TJPR, as doações foram entregues no início da segunda quinzena do mês de setembro, mobilizando alunos e alunas da referida disciplina – conformes imagens disponíveis ao fim da matéria.

A seguir, segue o depoimento de três alunas envolvidas na campanha, que contam sobre a importância e experiência vivida nesta iniciativa dos acadêmicos da FESP:

Cinara Matoso Machado da Silva

“Acredito fortemente neste Projeto TJ e FESP/PR, ele me dá muita esperança, porque destaca sobre a importância de observar as causas que afetam os sistemas prisionais e socioeducativos no Brasil. De modo que não é mais possível ficar insistindo somente nas consequências, é necessário buscar por alternativas, com a finalidade de amenizar este grande problema, que é sistema prisional no país, partindo do entendimento de que o crime surge através de uma construção social, ou seja, os problemas sociais são fortemente determinantes.

Os estudantes de Direito da FESP/PR, auxiliarão no entendimento da linguagem jurídica utilizada nas audiências de custódia, onde de certo modo, pretendem buscar por uma melhor compreensão pelos custodiados. Pois é frequente as pessoas saírem das audiências sem muita compreensão, e, muitas vezes, voltando a cometer algumas infrações que fazem com que estes retornem ao sistema penal.

Além disso, a ação tem como objetivo suprir as necessidades emergenciais das pessoas que passam pelas audiências de custódia, onde com grande frequência estas se apresentam em situação de extrema vulnerabilidade. Muitas vezes com frio, fome e até mesmo descalças, o projeto também entendeu ser necessário atender a esta situação. Sendo assim, foram coletadas roupas, calçados, entre outros itens de ordem pessoal, para que possa ser resgatado um pouco da dignidade destas pessoas.”

Camila Klock

“Acredito que a ação promovida por nós universitários da FESP com o auxílio do Tribunal de Justiça do Paraná foi um lindo ato de solidariedade que, com toda certeza, fez a diferença a essas pessoas que em sua maioria é oriunda da classe dos excluídos sociais – pobres, desempregados e analfabetos – que, de certa forma, estão mais expostos ao crime por não terem melhores oportunidades sociais.

Por isso, em muitas das vezes que são capturados, chegam descalços e com frio. Os itens arrecadados e doados poderão oferecer uma mínima parcela de dignidade para sua participação na primeira audiência”.

Sinthia Lorena da Silva Gruba

“Fiquei muito feliz em participar desse projeto entre a FESP e o TJ, pois acredito que as pessoas que passarão por audiências de custódia ficarão um pouco mais confortáveis . Muitas das pessoas que passam por audiências de custódia cometeram pequenos delitos, todas recebem menos que um salário mínimo ou estão desempregadas, muitas estão em situação de rua. Dar vestimenta mais apropriada vai muito além de uma simples doação, mas sim uma forma de mostrar que acreditamos que essas pessoas podem mudar e buscar outras formas de ganhar a vida. Estou com uma grande expectativa de fazer a diferença na vida dessas pessoas, pois acredito que muitos querem orientações para sair da rua, para ter um emprego digno. Enfim, precisam de pessoas que acreditem neles”.

Confira abaixo algumas imagens da campanha: