Congresso Tribunal do Júri completa 202 anos de existência e foi realizado pelo Lens Jurídico e Seven Play Jurídico

Painel sobre a importância da oratória no plenário do júri. Foto de arquivo pessoal do acadêmico Henrique Barbosa dos Santos.

Entre os dias 26 e 27 de abril, a Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP) sediou o maior evento jurídico do país: o Congresso do Tribunal do Júri. É um encontro que completa 202 anos de existência, sendo organizado e realizado pelo Lens Jurídico e Seven Play Jurídico.

O congresso contou com a participação de grandes nomes do ramo para ministrar as palestras, tais como: Clarissa Baruque, Alexandre Morais da Rosa, Aury Lopes Jr., Yuri Felix, Bruna Spairane, Thiago Rodrigues, Luiz Flávio D’urso, Valmir Salaro, Ricardo Shimada, Thaisse Matar Assad, Eugenio Malavassi, Wagner Araújo, Matheus Menna, Ercio Quaresmo Firpe, Aline Vasconcelos, Rita Barchet e Romão Ulisses.  

“É uma verdadeira honra para nós recebermos este evento em nossa instituição. Por ser uma oportunidade única para nos reunirmos, discutir e celebrar uma instituição tão vital para a justiça brasileira. Expressamos nossa profunda gratidão à organização do evento por trazer temas pertinentes e atuais para o debate jurídico”, reforça a coordenadora do curso de direito da FESP, Jéssica Jane de Souza.  

Para Jéssica, esta é uma iniciativa que agrega conhecimento para toda comunidade acadêmica da FESP. “Além disso, recebemos com grande entusiasmo renomados juristas que desempenham um papel ativo no Tribunal do Júri. Suas contribuições, ao compartilharem conhecimentos e sugestões de aprimoramento, oferecem uma valiosa perspectiva prática ao evento. Isso, por sua vez, enriquece a formação acadêmica dos alunos do Curso de Direito da FESP”, complementa a coordenadora.

Atuação prática na advocacia 

O Congresso foi aberto à comunidade acadêmica, contando com a participação de 75 estudantes do curso de Direito da FESP. Henrique Barbosa dos Santos, de 32 anos, foi um dos acadêmicos que marcou presença no evento.  

O estudante, que cursa o quinto período de direito, disse que ficou intrigado com o painel 3, intitulado de “No plenário do júri, a oratória é decisiva”. Para ele, o palestrante Luiz Flávio D’urso agregou na sua formação acadêmica e propiciou um conhecimento geral da área de atuação. 

“As palestras abordaram fatos no qual pude linkar com a atuação prática na advocacia. Certamente, obtive uma bagagem que poderei aplicar em várias áreas do direito durante e após formado”, compartilha o estudante.     

Confira o tema dos painéis do Congresso Tribunal do Júri:

1. Tribunal do Júri Online: meio analógico, meio digital.
2. Provas dependentes da memória e palavra vítima.
3. Vícios e caprichos inquisitoriais a defesa no rito do Júri.
4. Apresentação dos princípios básicos do marketing jurídico e como alavancar sua carreira.
5. Apresentação sobre Ações operacionais de investigação defensiva – NA PRÁTICA, a teoria é outra.
6. No plenário do júri, a oratória é decisiva.
7. O papel do jornalista nos crimes de repercussão nacional.
8. O filho da injustiça, trinta anos do caso da Escola Base.
9. Prerrogativas profissionais no plenário do Tribunal do Júri.
10. A abordagem defensiva na fase do “iudicium causae”.
11. Arte, hermenêutica, emoção e caos no Tribunal do Júri.
12. Do amor e outras defesas: há espaços para a literatura ao lado da beca?
13. Adversidades da advocacia no plenário do Júri.
14. Debate sobre o tribunal do júri e a comunidade LGBTQIA+.
15. Assessoria de imprensa para júri midiático: as estratégias de comunicação para a defesa.
16. Fala sobre: Da notícia crime ao plenário.
17. Júri simulado.