Na noite do dia 20 de agosto, o Auditório da Faculdade FESP foi palco da cerimônia de formatura das turmas de Direito, Administração, Ciências Contábeis e Bacharelado em Sistemas de Informação -BSI, encerrando o ciclo e marcando a formação de mais uma geração de profissionais. A cerimônia foi a primeira depois de um longo hiato desde o começo da pandemia, seguindo todas as medidas restritivas e sanitárias exigidas para o momento.

O homenageado da noite foi Constantino Comninos, professor do curso de Direito que está na Instituição desde 2007, primeiro ano do Curso de Direito da FESP. Professor aposentado pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUC-PR, o professor homenageado declarou sua emoção provocada pelo momento. “Hoje é um dia festivo pra mim, sou professor há 60 anos e uma homenagem como essa é aquilo que o professor mais espera. Agora que estou praticamente no fim da vida, nos meus 87 anos, essa homenagem marca, emociona e sensibiliza. Quero agradecer publicamente a Vera Márcia que me convidou e os alunos que me aceitaram”, declarou o professor homenageado.

Durante seu discurso como paraninfo, prof. Constantino lembrou não apenas do curso do qual fez parte como docente, destinando sua mensagem e suas sugestões aos recém formandos, no auge de sua imensa experiência profissional. Lembrou também de destacar o orgulho de fazer parte da história da FESP “segunda instituição em nível Superior do Paraná e a primeira a pensar em cursos de caráter técnicos-humanistas”.

Sonho realizado

Uma das formandas na ocasião foi Camila Vaninni, que começou no curso de Administração da FESP, mas decidiu buscar seu sonho: o curso de Direito. “Minha trajetória na FESP começou no ano de 2015, quando ganhei uma bolsa de 100% no curso de Administração através do Prouni. Mas meu sonho sempre foi cursar Direito. Então após dois anos de Administração, pensei: Por que não tentar Direito? Procurei a coordenação e consegui fazer a migração para o curso. Fui em busca do meu sonho”, explicou a formanda.

Camila contou ainda que a mudança não foi fácil, exigiu muito empenho, dedicação e superação. “Muitas vezes pensei que não conseguiria, pensei em desistir, tive depressão, crise de ansiedade… Mesmo assim consegui me reerguer. Estar aqui hoje é uma conquista enorme”. Ainda segundo a ex-aluna, a conquista teve uma dimensão ainda maior, já que “tanto da parte do meu pai, quanto da parte da minha mãe, eu sou a primeira pessoas a se formar, ter um curso de graduação na família. Então tem um valor sentimental muito grande. Todo mundo está muito feliz, muito orgulhoso”, contou a formanda, emocionada.

Já graduada, os desafios não param por aí: ainda resta o Exame de Ordem, que foi retomado no último mês de julho. Aprovada na primeira fase, a bacharel em Direito aguarda a segunda fase para se tornar advogada. “Saio realizada, em busca de algo a mais: já iniciei a pós-graduação, estou em busca do mestrado, quem sabe um doutorado. Minha perspectiva profissional agora é advogar para pegar experiência, mas o intuito é concurso para magistratura e lecionar também”.

Seguindo os passos

Luiz Eduardo Manassés entrou no curso de Ciências Contábeis da FESP no segundo semestre de 2017. Assim como Camila e como o prof. Constantino – guardada as particularidades de cada um – também estava emocionado com o momento. “É uma grande realização. Normalmente o pessoal diz que graduação é uma obrigação das pessoas. Mas com todas as dificuldades que estamos passando, foi bem complicado esse final de curso. Hoje, juntamente com meus colegas, garanto que todos estão realizados com essa formatura e contentes por compartilhar esse momento com nossos familiares”, declarou o formando.

Luiz contou que a escolha pelo curso de Ciências Contábeis é inspirada pela trajetória de seu pai, que também se formou em Contabilidade, apesar de não seguir carreira na profissão. Luiz, por sua vez, já trabalha na área desde o primeiro ano do curso, quando conquistou uma vaga de estágio através do Curso. “Trabalho na área há quatro anos, consegui um estágio aqui, após entrar no curso de Contabilidade da FESP. O caminho de estudo a gente não encerra. Já estou pesquisando uma pós graduação para emendar com essa conquista”, projetou o egresso.

Sobre a FESP, Luiz lembrou de agradecer a coordenação do curso, representado pela professora Francisca Mary Magalhães de Alcantara, e aos demais professores que, segundo ele, sempre ofereceram apoio, “sempre pudemos contar com os professores”.

Confira abaixo algumas imagens da Formatura: