Estão abertas as inscrições para os Grupos de Estudos do curso de Direito da FESP. Segue abaixo a descrição resumida de cada um dos dois grupos, bem como o prazo de inscrição e a data do primeiro encontro. As informações completas estão em arquivos que devem ser acessados pelos links sugeridos. Para efetuar a inscrição, siga as instruções abaixo:

Grupo de Estudos “Novas Relações do Direito Penal e Processual Penal”
As inscrições devem ser feitas até o dia 05 de outubro de 2020 pelo email ge.fesp2020@gmail.com – clique aqui e acesse o edital na íntegra. O primeiro encontro acontece pelo Teams no dia 10 de outubro. O link será enviado nos contatos informados no ato da inscrição.

Ementa:
O grupo tem o propósito de ampliar o conhecimento na área do direito penal e processual penal, desenvolvendo uma compreensão aprofundada das principais teorias e princípios em debate no contexto de interpretação do direito penal e processual brasileiro, direcionando o acadêmico para a pesquisa científica.

Objetivos:
•Análise das proposituras legislativas penais nos últimos 10 anos;
•Análise da Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal em matéria Processual Penal e suas implicações na prática da liturgia penal;
•Leitura e discussão de temas relevantes e contemporâneos do Direito Penal e Processo Penal;
•Publicação científica.

Professores
Prof. Dr. Gilson Bonato
Prof. Me. Samuel Ebel Braga Ramos

Grupo de Estudos “Humanidades em Direito”
As inscrições devem ser realizadas até às 18h do dia 02 de outubro de 2020 (sexta-feira), já que o primeiro encontro acontece no sábado, 03 de outubro, quando acontece o encontro via Teams – clique aqui e confira as informações completas. O aluno receberá o link para o encontro mediante preenchimento da inscrição clicando no botão abaixo:

Ementa:
•Os discursos liberais, progressistas e conservadores nos debates do Direito Contemporâneo;
•O sujeito na crítica da modernidade e a personalidade democrática na construção do Estado Democrático de Direito;
•A transformação político-econômica do capitalismo na condição pós-moderna e os novos laços de subjetivação;
•A perspectiva interdisciplinar dos fundamentos da Teoria da Justiça.

Objetivos:
•Fomentar a discussão acerca da interface entre Direito,Sociologia, Economia, Psicologia e Filosofia;
•Compreender as transformações sociais que estruturaram o cenário cultural,político e econômico atual;
•Fundamentar teoricamente os paradigmas sociais que emergem no campo jurídico.

Professores:
Fábio Pendiuk (Coordenador) –Sociologia Jurídica e Ciência Política