A Semana Acadêmica 2023 da FESP aconteceu durante os dias 4, 5 e 6 de junho, com programação que contemplou palestras, workshops e lançamento de livros. As atividades aconteceram no Auditório e no Mini-Auditório da instituição nos períodos da manhã e noite, contando com a presença de alunos, professores e também da comunidade acadêmica.

Nesta edição, a Semana Acadêmica da FESP contou com a parceria da Esmafe – Escola da Magistratura Federal do Paraná, que sorteou uma bolsa de estudos entre os participantes. A felicidade e a sorte ficaram por conta da aluna Ligia Maria Gomes Nicolau, aluna do 10º período da manhã, que poderá escolher o curso para sua especialização profissional.

Destaque também para o lançamento dos livros de dois professores da casa: “Da Plantation ao Cárcere: Racismo e Bionecropolítica no Brasil, da prof.ª Isabela Simões Bueno; e “Pessoas Corpos e Coisas: Uma Arqueologia do Discurso Jurídico”, do prof. Pedro Manenti Vieira da Silva. Após as respectivas palestras, os professores receberam os alunos para autografar os exemplares adquiridos.

Outra novidade divulgada durante o evento foi a notícia de que o Auditório da FESP será o palco do Congresso 201 Anos do Tribunal do Júri, que acontece nos próximos dias 23 e 24 de Junho. A realização do evento é da Anacrim/PR e os ingressos podem ser adquiridos pelo site: https://www.201anosdejuri.com.br

A seguir, seguem as impressões dos coordenadores dos cursos de Graduação da FESP, responsáveis pela organização da Semana Acadêmica:

“Neste semestre, celebramos a renovação do curso de Psicologia com um coletivo de palestrantes de referência de áreas pujantes dentro de nossos novos objetivos acadêmicos, ampliando o contato de nossos acadêmicos com profissionais da área com amplo conhecimento e expertise, além de aproximá-los das práticas profissionais dos próprios professores do curso. Nosso curso vem em busca de uma comunicação clara e transparente entre acadêmicos, professores e coordenação, unindo as práticas e rompendo as barreiras de sala de aula com aulas conjuntas e dinâmicas, contribuindo para a formação de profissionais preparados às demandas humanas e profissionais que os aguardam no futuro.”

Prof. Felipe Miranda Barbosa, coordenador do curso de Psicologia

“A semana acadêmica oferece aos alunos uma oportunidade de interação entre estudantes de diferentes cursos e períodos, facilitando a comunicação e estabelecendo novas redes de relacionamento entre eles.  Os temas apresentados em palestras buscam apresentar temas que possam agregar novos conhecimentos e despertar novos interesses nos alunos, contribuindo para uma formação mais abrangente, promovendo a interdisciplinaridade entre os diversos cursos da instituição.”

Prof.ª Francisca Mary Magalhães de Alcantara, coordenadora dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Economia e BSI

“A semana acadêmica que acabamos de vivenciar foi de extrema importância para a formação dos nossos alunos no curso de Direito. Durante esse período, abordamos temas diversos e promovemos discussões que ampliam o horizonte de conhecimento dos estudantes, especialmente quando lidamos com questões sensíveis, como direitos humanos, racismo estrutural e liberdade de expressão.

Os debates permitiram aos nossos alunos compreenderem a importância da proteção dos direitos fundamentais de todas as pessoas, independentemente de sua origem étnica, gênero, orientação sexual ou classe social. Por meio dessas discussões, eles puderam refletir sobre a psicologia das violações desses direitos e sobre o papel do jurista na defesa da justiça e da equidade social.

Essa sensibilização é crucial para que os futuros profissionais do direito sejam capazes de atuar de forma consciente, combatendo qualquer forma de desigualdade em nossa sociedade.”

Prof.ª Jéssica Jane de Souza, coordenadora do curso de Direito