Clínica escola de psicologia também foi ampliada e conta agora com três salas para unir prática aos alunos com atendimento social a toda a comunidade, desde o público infantil ao adulto

laboratório de neuroanatomofisiologia - curso de psicologia da FESP-PR

A Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP) acaba de passar por avaliação de Reconhecimento Institucional pelo MEC e já tem motivos para celebrar. O resultado foi o atingimento da nota 4 (quatro), numa escala de 1 (um) a 5 (cinco) pelos avaliadores. Dentre os itens descritos pela análise, o curso de psicologia da FESP foi avaliado como um projeto focado aos anseios do cidadão no mundo do trabalho e na sociedade e sua constante transformação.

A metodologia aplicada ao curso, orientada por um processo de aprendizagens socioemocionais, e a articulação da universidade com a comunidade por meio de projetos integradores e de extensão, foram pontos ressaltados pelos avaliadores. Eles compreenderam que tais focos propiciam interação e cooperação com diversos órgãos e entidades e com a sociedade em geral.

Para a diretora acadêmica da FESP, Renata Virginia Moura, o Reconhecimento é resultado do ensino de qualidade e já reflete os movimentos da nova gestão. “Toda nova Gestão de uma Instituição de Ensino Superior tem um grande marco. Na FESP, a nota 4 no Reconhecimento do Curso de Psicologia, certamente efetiva e mostra, de forma muito explícita, o trabalho de uma grande equipe. A dedicação de todos os professores e colaboradores da FESP não poderia ter resultado em nada diferente. É necessário enfatizar o apoio de nossos acadêmicos, que mostraram o quanto amam a Instituição e confiam em nosso trabalho”, reforçou a diretora acadêmica.

Avaliação do MEC

A instituição foi avaliada desde a dimensão de Organização Didático-Pedagógica até o Corpo Docente e Tutorial e a Infraestrutura. A avaliação traz ainda mais segurança aos alunos, de que a faculdade foi devidamente fiscalizada e avaliada e que atinge ao padrão de qualidade de excelência no Ensino Superior.

O coordenador do curso de psicologia, Bruno Henrique dos Santos Pereira, também enfatizou o trabalho de excelência do corpo docente de Psicologia, de modo a garantir alta qualidade de ensino. Ele citou ainda como quesito para o atingimento desta maior nota o importante apoio da diretoria da FESP em viabilizar investimentos para a formação da equipe de professores e para a infraestrutura dos espaços de ensino do curso de Psicologia. “Destaco também o trabalho e reconhecimento dos alunos do Curso de Psicologia, que apoiaram os professores e acreditaram na FESP em meio a todas as mudanças da troca de diretoria”, complementou Pereira.

Ampliação da Clínica Escola de Psicologia

Uma importante novidade é a ampliação da Clínica Escola de Psicologia, que atenderá as mais diversas demandas, trazendo para a comunidade a oportunidade de consultas tanto para o público infantil quanto adulto a valores sociais. Importante ferramenta de ensino, a clínica propicia estágios, práticas de disciplinas e atividades acadêmicas variadas para os alunos de psicologia, com toda a orientação e supervisão necessária.

“O Serviço-Escola dispõe de infraestrutura, equipamentos e ferramentas de alta qualidade, e aliado ao trabalho dos alunos estagiários de Psicologia, garantirá atendimento psicoterápico de excelência para toda a população de Curitiba e região”, analisou o coordenador do curso de psicologia.

“Fizemos uma ampla reforma na Clínica Escola de Psicologia, de acordo com as exigências do MEC, o que nos permitiu ampliar para três salas de atendimento – incluindo uma adaptada para crianças – e uma sala de recepção, além do investimento no Laboratório de Neuroanatomofisiologia, com novos materiais de estudos, aquisição de equipamentos de filmagem e de ferramentas de apoio terapêutico”, complementou o diretor-financeiro da FESP, Anderson Luiz da Luz.

Infraestrutura

A infraestrutura da Faculdade, aliás, se destacou pelo espaço adequado tanto às práticas da clínica, quanto para as aulas e suas diferentes necessidades. No quesito acessibilidade, a faculdade agora conta com mapas em braile em todos os pisos e placas de indicação das salas, novo piso tátil e cadeiras largas ou altas para atender portadores de necessidades especiais.

Além da evolução em questões administrativas e tributárias, Anderson Luiz enumerou os demais itens de investimento em infraestrutura realizados para o início do novo ano letivo. “Fizemos também investimentos no laboratório de informática, com pintura, passagens e novos equipamentos e na biblioteca, incluindo além da ampliação de acervo, uma plataforma online especifica para o curso de psicologia”, finalizou da Luz.