Para lançar a Supernova – Agência de Inovação, a FESP promoveu na noite do dia 5 de setembro o evento INOVA, que reuniu grandes players de inovação de governos, empresas e academia no Auditório da FESP. A abertura dos trabalhos foi feita pelo diretor acadêmico prof. Elcio Orlando Calegari, que agradeceu a presença de alunos e professores dos cursos de graduação da Faculdade, além dos demais presentes.

A Supernova tem como objetivo modificar o ecossistema por meio de soluções transformadoras e criativas, utilizando a abordagem da inovação aberta como meio. Fazendo a conexão entre o mercado e o futuro, a Supernova tem como premissa disseminar a cultura da inovação e do empreendedorismo para toda a comunidade, buscando nesse ambiente a inspiração para o desenvolvimento de soluções criativas e viáveis para problemas reais.

A Supernova foi apresentada oficialmente pelo prof. Elson Hazelski, que explicou a origem do projeto. “A iniciativa da agência de inovação nasceu de uma proposta do coordenador do curso de Economia da FESP, prof. Luiz Neduziak, que trouxe para dentro da FESP uma proposta de hub de inovação aberta. Isso rapidamente se transformou em um projeto mais vultuoso, que foi denominado de Agência de Inovação FESP, que para o mercado demos o nome de Supernova”, esclareceu o professor.

Representando os alunos da instituição, Maurilio Ribeiro falou sobre o conceito de open innovation – para saber mais basta dar o play nos áudios que seguem nesta matéria. Aluno do curso de Economia, Maurilio também é integrante de um dos parceiros da Supernova, o Hub 365. “O papel do 365 Innovation Hub é promover a conexão com o mercado de Startups, desenvolver os produtos da Supernova e ajudar a executá-los. Além disso, é o detentor das metodologias, aplicando e facilitando processos de Design Thinking, definição de MVPs e ensinando metodologias. Nas esferas de marketing, negócios e produto, o Hub 365 também deve atuar no direcionamento das estratégias de desenvolvimento”.

INOVA

Além do lançamento da Supernova, o evento INOVA trouxe ao palco do Auditório FESP palestras de importantes iniciativas inovadoras dos setores público e privado. Liderança de Inovação Aberta da Celepar, Gisele Raulik Murphy falou como o governo do Paraná está abordando o desenvolvimento tecnológico de seus serviços, apresentando algumas soluções que visam um melhor relacionamento da população com os serviços oferecidos pelo Estado. José Carlos Gehr é diretor técnico da Agência Curitiba de Desenvolvimento e falou sobre o Vale do Pinhão, iniciativa que fomenta o ecossistema de inovação na Capital Paranaense.

O evento foi finalizado com um painel de debate formado por outros três convidados: Alexandre R. Silva – Gerente de Design e Redes de Inovação – Grupo Boticário; Priscila Tie – Head da Aceleradora – Sistema FIEP; e Nara Haberland – Open Innovation – Analista de Desenvolvimento de Novos Negócios – Bosch. O mediador da conversa foi Maurilio Ribeiro, que conduziu os convidados sobre o tema inovação, academia, empresas e indústria.

A aluna do 4º ano de Ciências Contábeis Mylena da Silva Pontes diz sentir uma certa “invejinha” dos alunos que poderão estar mais próximos do conceito de inovação e, consequentemente, das mais atuais práticas e conceitos do novo mercado de trabalho promovido pelas empresas de tecnologia. “Iniciativas como a Supernova são fundamentais para a FESP, que como pioneira no ensino superior no Paraná, investe no agora e no futuro.” Mylena também lembrou que a Agência Supernova envolverá outras iniciativas já existentes na FESP, como a Empresa Jr. e o Núcleo de Práticas Jurídicas. “Acho que é uma experiência sensacional, nunca vivida por alunos da FESP”, pontuou a aluna.

Para saber mais sobre a Supernova, acesse: https://www.supernova.fesppr.edu.br/